Recursos extremos.
Um dos maiores pesadelos de um proprietário de imóvel é vê-lo indo a leilão, independentemente do motivo. Para o condomínio, porém, muitas vezes trata-se da única alternativa para receber valores devidos, os quais são imprescindíveis para garantir o bom andamento do empreendimento, afinal, entre outras despesas, é a taxa condominial que paga os salários dos funcionários, as contas de energia e água, além de cobrir manutenções gerais.
São diversas as causas que podem levar a um leilão de unidade condominial. No caso de inadimplência relacionada ao condomínio, um dos motivos mais comuns, há uma série de etapas visando à conciliação até que o imóvel seja efetivamente leiloado.
Outras razões – Além da falta de pagamento do condomínio há outros motivos que podem levar um imóvel a leilão, dentre eles, quando uma propriedade é oferecida como garantia de uma dívida ou quando há inadimplência de pelo menos três parcelas do financiamento imobiliário. Por esta forma de execução, o banco notifica o mutuário a pagar a dívida em 20 dias e, caso isso não aconteça, o banco determina o leilão extrajudicial do bem.
Fonte: iCondominial
iCOMDOMINIAL, 21.2.2017