Aguarde, carregando...

BDI Nº.0 / 2017 - Notícias Voltar

Falta de manutenção pode colocar condomínio em risco.

Os condomínios passam por constantes mudanças em sua estrutura. Por isso, é necessário que o síndico e as administradoras fiquem atentos aos desgastes das áreas de lazer e também dos equipamentos presentes nos condomínios, como por exemplo, os elevadores.

Confira alguns dos itens:

Elevadores

Deve-se contratar uma empresa especializada. Além de ser indispensável, a existência de engenheiro responsável, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia. Há necessidade de expedição, por parte da empresa de manutenção, tanto de Relatório de Inspeção Anual (RIA) quanto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) feita por profissional devidamente habilitado.

O síndico deve estar atento para as indicações de substituição de peças, solicitando a apresentação das que foram substituídas. Havendo a contratação desses serviços e sendo esses mal executados, cabe indenização no caso de haver prejuízos.

Instalação de gás

Também deverão ser inspecionados tanto a central de gás como todos os ramais. A recomendação é que essa inspeção seja anual no caso da central onde estão localizados os medidores; e a cada três anos, nos ramais. Também deverá ser emitido laudo e recolhido ART.

Para-raios

A NBR 5419 (Normas Brasileiras) foi atualizada em 2015, exigindo-se agora uma vistoria visual a cada seis meses, além da manutenção anual. Comprovada negligência por parte do síndico quanto à ausência de adequação às normas técnicas, que acabe por gerar ou maximizar danos oriundos de raios, a empresa de seguro poderá eximir-se da cobertura alegando riscos não contratados, recaindo a responsabilidade sobre o síndico.

Fonte: CondomíniosSC20.6.2017

CONDOMINIOS -SC, 20.6.2017