Contratação de terceirizadas deve ser bem pensada.
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que a terceirização de funcionários, tanto em condomínios residenciais como em comerciais, é permitida.
Confira dicas para adotar a terceirização:
Empresas de portaria e limpeza
• Certifique-se de que a empresa não paga menos do que o piso da categoria aos funcionários.
• Ao cotar, desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado.
• Peça que a empresa apresente uma planilha aberta de custos para verificar o salário dos funcionários.
• Prefira empresas que cedem benefícios aos funcionários, como cestas básicas e metas premiadas.
• A grande rotatividade de mão-de-obra também traz riscos à segurança do condomínio.
• Dê preferência a empresas que tenham planos de carreira para os funcionários.
Empresas de segurança
• É recomendável, mas não obrigatório, que vigias tenham treinamento específico para trabalhar em condomínios.
• Exija reciclagem periódica e avaliação psicológica dos vigias, mesmo os desarmados.
• No caso da contratação de vigilantes armados, eles precisam ser habilitados pela Polícia Federal.
• Empresas que fornecem mão-de-obra de vigias armados também precisam estar habilitadas pela Polícia Federal.
• No caso de contratação de serviços de monitoramento, o principal cuidado é detalhar todos os equipamentos em contrato, bem como a sua utilização, reparos e seguro contra acidentes.
Fonte: SíndicoNet
SINDICONET, 22.5.2017