Como agir em situações de barulhos exteriores.
O barulho é um dos principais problemas de quem mora em condomínio. Mas não são só os vizinhos a origem dos problemas com barulho em condomínio
O ruído fora de hora pode vir de bares, casas noturnas, igrejas que funcionem até tarde, postos de gasolina, grandes canteiros de obras, caminhão de lixo, os ônibus ou uma caçamba sendo retirada de madrugada.
Infelizmente, nos grandes centros, são muitos os locais que podem incomodar o horário de silêncio (das 22h às 7h). O direito ao descanso é tão importante que é garantido por uma lei federal: a lei da paz pública.
Segundo a lei federal nº3.688, o horário de descanso em geral começa às 22h e termina às 8h. Por isso, nesse horário não é permitido realizar reformas, obras e construções. Carregar ou descarregar caçambas também não é permitido, já que essa atividade gera ruídos consideráveis.
Se a situação de barulho excessivo se tornar rotineira, o síndico ou a administradora do local podem iniciar um diálogo com o responsável pelo batalhão da área. Assim, pode-se pedir um reforço de atenção no local, com viaturas, por exemplo, nos dias e horários mais críticos.
Fonte: Síndiconet
SINDICONET, 6.4.2017