CBIC apresenta indicador nacional do mercado imobiliário.
Números de vendas, lançamentos, tipologias de unidades, entre outros dados, de diversas regiões do País, constam do estudo da entidade
Dados de diversas regiões metropolitanas do País enriquecem estudo da CBIC,
que, além de subsidiar empresas, servirá para direcionar políticas políticas de
Habitação.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (03/05), o primeiro indicador nacional do país que mede a evolução dos lançamentos e vendas no mercado imobiliário. A variedade e dispersão da oferta passa agora a ser acompanhada e analisada a cada trimestre, com o objetivo de oferecer dados para que as empresas do setor possam acompanhar o desenvolvimento do mercado e antever tendências. O indicador nacional será ferramenta estratégica para a tomada de decisão pelo empreendedor e também pelos demais agentes.
“ Esse estudo tem grande importância para o nosso mercado e permitirá termos um acompanhamento histórico e consistente do mercado imobiliário , favorecendo a tomada de decisões empresariais e a formulação de políticas públicas”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
O estudo foi apresentado no Encontro de Informações Estratégicas para o Mercado Imobiliário, realizado pelo Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC em parceria com o Secovi-SP. “A partir de 2015 contratamos uma consultoria que rodou o país para melhorar os índices disponíveis para a formação de um indicador nacional", relata o economista Celso Petrucci, líder desse projeto na CII. O presidente da CII e vice-presidente de Intermediação Imobiliária do Secovi-SP, Flávio Prando, também participou do encontro que reuniu cerca de 150 empresários, dirigentes e profissionais do mercado imobiliário , em auditório na sede do Sindicato da Habitação.
Com o indicador os interessados no mercado imobiliário poderão ter um pouco mais de compreensão sobre a totalidade de empresas que produzem imóveis em todas as regiões do país. Este primeiro levantamento publicado pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional, envolveu algumas das 20 principais cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil, os agentes e interessados no mercado imobiliário passarão a contar com um indicador, simultaneamente, nacional e regional, da evolução dos lançamentos e vendas dos empreendimentos residenciais verticais em todas as regiões do país.
Os dados estão disponíveis para download no site da CBIC.
Fonte: CBIC
Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP
SECOVI-SP, 4.5.2017