Administração condominial exige cuidados.
O responsável pela administração do condomínio precisa saber como vai lidar com diversas situações, desde de brigas entre moradores até manutenção do prédio.
Confira dicas para uma boa gestão de condomínio:
Paciência
Para ser um bom gerenciador e conduzir com ética a administração de condomínio, o administrador deverá ter ‘pulso forte’ e ‘mão amiga’ afinal lidar com uma grande quantidade de pessoas não é tarefa fácil.
• Antes de procurar culpados é preciso procurar soluções, em casos mais drásticos.
• É preciso alertar aos moradores sobre o respeito às regras do condomínio. A questão do som alto ou de obras fora do horário comercial é algo que pode gerar atrito, então é seu dever ficar atento.
Administração Financeira
É preciso estar ‘em dia’ com as questões: administrativas, burocráticas, operacionais, financeiras, trabalhistas e jurídicas. É de responsabilidade do administrador:
• Pagar as contas do condomínio incluindo: salário dos funcionários, de água e luz, manutenção do prédio, taxas, impostos, fornecedores, entre outras tarefas administrativas;
• Redação de Atas e circulares;
• Representar o condomínio nos órgãos públicos, e homologações trabalhistas, quando preciso;
• Emitir boletos bancários referente à taxa do condomínio;
• Selecionar e treinar funcionários.
Manutenção predial
O administrador deverá ter o cadastro com os dados pessoais dos condôminos, placas dos veículos e ter um sistema de identificação para visitantes. Além de:
• Cotar empresas especializadas, quando houver prestação de serviço;
• Acompanhar o desenvolvimento de obras e trabalhos realizados no condomínio;
• Treinar os funcionários do condomínio para uso e manutenção de equipamentos ou sistema de segurança.
Fonte: Blog Condomínio
BLOG CONDOMINIO, 15.3.2017