A ilusão do “Outlet de Imóveis” e a propaganda enganosa na comparação de imóveis com vestuário
A internet tem dado margem a corajosas campanhas publicitárias para atrair clientes e fama. Para desencalhar alguns empreendimentos nas grandes capitais brasileiras, algumas construtoras, em parcerias com imobiliárias, vêm anunciando venda de imóveis com descontos mirabolantes, e intitulando esta jogada de marketing de “Outlet de imóveis”. No dicionário Aurélio outlet significa: “loja de varejo que trabalha com ponta de estoque o que permite a ela vender a preços reduzidos”, sendo ilógico comparar vestuário com imóveis, pois estes produtos têm características totalmente diferentes. INCONSEQUÊNCIA O mercado imobiliário passou por um período superaquecido entre 2009 e 2011, alcançando agora a estabilidade, onde qualquer preço varia em torno de 10%, já que as avaliações imobiliárias não são absolutas, pois sempre há um pouco de subjetivismo. Em 2012 os imóveis devem fechar o ano com valorização em torno de 14 a 18%, ou seja, o dobro da inflação, mas com alta inferior à média dos 25% ao ano, apurados entre 2009 a 2011. Neste cenário favorável ao investimento imobiliário que se mostra ainda rentável, consiste num abuso da boa-fé e da credibilidade dos clientes divulgar a ideia de descontos incríveis, como se imóveis fossem peças de vestuário e calçados. Passados alguns meses, o mercado certificou que nada aconteceu, exceto que a “imobiliária milagrosa” fez um enorme cadastro de potenciais compradores que colocaram seus dados e esperanças no site que prometia um “negócio da china”. Muitas pessoas se sentem frustradas, pois deixaram de comprar e assim perderam boas oportunidades na esperança dessas pechinchas. Acreditaram no anunciado por estes marqueteiros de imobiliárias, em publicações de matérias de jornais com a afirmação de que reuniriam imóveis e os venderiam com descontos de até 40% a menos do valor real de mercado. Vários interessados em adquirir um imóvel criaram expectativa diante destes anúncios mirabolantes, e deixaram de comprar outros imóveis ou empreendimentos que já tinham em vista, esperando a tão sonhada liquidação de apartamentos ofertada por estas imobiliárias e construtoras em seus sites. É inaceitável comparar a aquisição de um imóvel de R$1 milhão com a compra de um sapato de R$200,00 •••
Kênio de Souza Pereira*