CAPTEI O IMÓVEL. E AGORA? LOCAÇÃO E VENDA NÃO SÃO SÓ ANÚNCIO
Sylvio C. Lindenberg F° (*) Mediante um trabalho consciente e disciplinado, o profissional que atua na área de locação e venda de imóveis consegue alcançar a sua realização pessoal e profissional. A dedicação, o conhecimento e a aplicação das suas diferentes habilidades o capacitam a desenvolver um atendimento que encanta o cliente. É uma questão de atitude, de comportamento diferenciado. Esse “algo mais” garantirá a sua empregabilidade e comprova que, no mercado imobiliário, locação e venda não são só anúncio. A captação de imóveis, também denominado de agenciamento, é o trabalho de pesquisa, identificação, negociação, levantamento de informações e documentos do imóvel e obtenção da autorização para a locação ou venda, com o proprietário. É recomendável que, após obter a autorização para a venda ou locação, seja feita uma revisão de todos as informações e documentos coletados. Esta providência garante a exatidão das informações que deverão ser repassadas aos clientes interessados. Prestação de serviço ligada ao imóvel Alguns cuidados devem ser observados ao repassar as informações aos interessados no imóvel. Inicialmente, precisa-se entender que o trabalho de mediação a ser executado é uma prestação de serviço ligado a um produto tangível, o imóvel. A performance do profissional será mais percebida e valorizada pelo cliente, se o mesmo inspirar confiança1 e credibilidade2 antes de tentar persuadir3 o cliente. No começo do relacionamento com o cliente, fala-se sobre “idéias, desejos, sonhos”. Após breve interação de perguntas-respostas, o profissional conduz a conversa servindo-se de dados tangíveis : fotos, vídeos, plantas, mapas e outros elementos. O profissional deverá ser competente, trabalhando com conhecimento e informações. Desta forma, a visão do imóvel ofertado será ampliada pela gama de informações prestada sobre o imóvel como um serviço não esperado. Os profissionais lidam com situações em que um cliente tem muitas alternativas de escolha. Assim, eles devem saber persuadi-lo valendo-se das suas habilidades técnicas4 e interpessoais5. O cliente precisa sentir-se motivado e interessado. Ele deve ser conduzido a perceber que o imóvel apresentado atende às suas necessidades. Na prestação de serviço são as atitudes dos profissionais que fazem a diferença e encantam o cliente. Como preparar o atendimento Todo atendimento se desdobra em uma lista de atributos: velocidade, cordialidade, conhecimento, solução de problemas, •••
Sylvio C. Lindenberg F° (*)