Portal de Legislação


Lei nº 6437 de 20/08/1977 / PL - Poder Legislativo Federal
(D.O.U. 24/08/1977)

Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.

LEI Nº 6.437, DE 20 DE AGOSTO DE 1977

(Ver Resolução ANVISA nº 16 de 2012) | (Ver Resolução ANVISA nº 64 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 59 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 56 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 48 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 46 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 45 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 44 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 43 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 41 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 40 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 31 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 23 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 16 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 14 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 11 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 10 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 9 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 7 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 62 de 2010|) | (Ver Resolução ANVISA nº 51 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 48 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 35 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 34 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 33 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 27 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 24 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 22 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 19 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 18 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 7 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 2 de 2010) | (Ver Resolução ANVISA nº 63 de 2009) | (Ver Resolução nº 67 de 2009) | (Ver Resolução nº 60 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 57 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 55 de 2009) | (Ver Resolução nº 51 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 47 de 2009) | (Ver Instrução Normativa ANVISA nº 9 de 2009) | (NR dada pela Instrução Normativa ANVISA nº 10 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 41 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 36 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 35 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 28 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 27 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 26 de 2009) | (Ver Instrução Normativa ANVISA nº 6 de 2009) | (Ver Portaria MS nº 560 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 8 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 4 de 2009) | (Ver Resolução ANVISA nº 94 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 91 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 88 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 75 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 67 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 70 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 69 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 64 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 56 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 39 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 50 de 2008) | (Ver Portaria Interministerial MS/MAPA nº 1426 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 36 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 39 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 38 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 35 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 29 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 27 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 25 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 21 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 20 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 18 de 2008) | (Ver Resolução ANVISA nº 17 de 2008) | (VER Resolução ANVISA nº 176 de 2006) | (VER Resolução ANVISA nº 175 de 2006) | (Ver Portaria ANVISA nº 354 de 2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 147 de 2006) (Ver Resolução ANVISA nº 1 de 2008) | (Ver Instrução Normativa MAPA nº 27 de 2007) | (Ver Instrução Normativa MAPA nº 28 de 2007) | (Ver Resolução CFF nº 467 de 2007) | (Ver Resolução CFF nº 467 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 80 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 77 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 68 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 67 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 65 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 60 de 05-09-2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 58 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 55 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 54 de 2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 47 de 18/07/2007) | (Ver Instrução Normativa MAPA nº 26 de 12/06/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 27 de 30/03/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 23 de 26/03/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 22 de 26/03/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 24 de 26/03/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 20 de 22/03/2007) | (Ver Resolução ANVISA nº 206 de 17/11/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 205 de 14/11/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 204 de 14/11/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 173 de 13/09/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 171 de 04/09/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 80 de 11/05/2006) | (Ver Portaria ANVISA nº 151 de 06/04/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 37 de 22/02/2006) | (Ver Resolução ANVISA nº 25 de 10/02/2006) | (Ver Portaria MS n° 1.449 de 25/08/2005)

Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

TÍTULO I

DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

Art 1º - As infrações à legislação sanitária federal, ressalvadas as previstas expressamente em normas especiais, são as configuradas na presente Lei.

Art 2º - Sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com as penalidades de:

(Ver Resolução CFF nº 467 de 2007)

I - advertência;

II - multa;

III - apreensão de produto;

IV - inutilização de produto;

V - interdição de produto;

VI - suspensão de vendas e/ou fabricação de produto;

VII - cancelamento de registro de produto;

VIII - interdição parcial ou total do estabelecimento;

IX - proibição de propaganda;

X - cancelamento de autorização para funcionamento de empresa;

XI - cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento.

Art 3º - O resultado da infração sanitária é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu.

§ 1º - Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual a infração não teria ocorrido.

§ 2º - Exclui a imputação de infração a causa decorrente de força maior ou proveniente de eventos naturais ou circunstâncias imprevisíveis, que vier a determinar avaria, deterioração ou alteração de produtos ou bens do interesse da saúde pública.

Art 4º - As infrações sanitárias classificam-se em:

I - leves, aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstância atenuante;

II - graves, aquelas em que for verificada uma circunstância agravante;

III - gravíssimas, aquelas em que seja verificada a existência de duas ou mais circunstâncias agravantes.

Art 5º - A pena de multa consiste no pagamento das seguintes quantias:

(Ver Resolução CFF nº 467 de 2007) | (Ver Portaria ANVISA nº 354 de 11/08/2006)

I - nas infrações leves, de Cr$2.000,00 a Cr$10.000,00;

II - nas infrações graves, de Cr$10.000,00 a Cr$20.000,00;

III - nas infrações gravíssimas, de Cr$20.000,00 a Cr$80.000,00.

§ 1º - Aos valores das multas previstas nesta Lei aplicar-se-á o coeficiente de atualização monetária referido no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975.

§ 2º - Sem prejuízo do disposto nos artigos 4º e 6º desta Lei, na aplicação da penalidade de multa a autoridade sanitária competente levará em consideração a capacidade econômica do infrator.

Art 6º - Para a imposição da pena e a sua graduação, a autoridade sanitária levará em conta:

I - as circunstâncias atenuantes e agravantes;

II - a gravidade do fato, tendo em vista as suas conseqüências para a saúde pública;

III - os antecedentes do infrator quanto às normas sanitárias.

Art 7º - São circunstâncias atenuantes:

I - a ação do infrator não ter sido fundamental para a consecução do evento;

II - a errada compreensão da norma sanitária, admitida como excusável, quanto patente a incapacidade do agente para atender o caráter ilícito do fato;

III - o infrator, por espontânea vontade, imediatamente, procurar reparar ou minorar as conseqüências do ato lesivo à saúde pública que lhe for imputado;

IV - ter o infrator sofrido coação, a que podia resistir, para a prática do ato;

V - ser o infrator primário, e a falta cometida, de natureza leve.

Art 8º - São circunstâncias agravantes:

I - ser o infrator reincidente;

II - ter o infrator cometido a infração para obter vantagem pecuniária decorrente do consumo pelo público do produto elaborado em contrário ao disposto na legislação sanitária;

III - o infrator coagir outrem para a execução material da infração;

IV - ter a infração conseqüências calamitosas à saúde pública;

V - se, tendo conhecimento de ato lesivo à saúde pública, o infrator deixar de tomar as providências de sua alçada tendentes a evitá-lo;

VI - ter o infrator agido com dolo, ainda que eventual fraude ou má fé.

Parágrafo único - A reincidência específica torna o infrator passível de enquadramento na penalidade máxima e a caracterização da infração como gravíssima.

Art 9º - Havendo concurso de circunstâncias atenuantes e agravantes à aplicação da pena será considerada em razão das que sejam preponderantes.

Art 10 - São infrações sanitárias:

(Ver Resolução CFF nº 467 de 2007)

I - construir, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território

nacional, laboratórios de produção de medicamentos, drogas, insumos,

cosméticos, produtos de higiene, dietéticos, correlatos, ou quaisquer outros

estabelecimentos que fabriquem alimentos, aditivos para alimentos, bebidas,

embalagens, saneantes e demais produtos que interessem à saúde pública, sem

registro, licença e autorizações do órgão sanitário competente ou contrariando

as normas legais pertinentes:

pena - advertência, interdição, cancelamento de autorização e de licença, e/ou multa.

(Ver Resolução ANVISA nº 2606 de 11/08/2006)

(Ver Resolução ANVISA nº 30 de 15/02/2006)

II - construir, instalar ou fazer funcionar hospitais, postos ou casas de

saúde, clínicas em geral, casas de repouso, serviços ou unidades de saúde,

estabelecimentos ou organizações afins, que se dediquem à promoção, proteção e recuperação da saúde, sem licença do órgão sanitário competente ou contrariando normas legais e regulamentares pertinentes:

(Ver Lei nº 11104 de 2005)

pena - advertência, interdição, cancelamento da licença e/ou multa.

III - instalar consultórios médicos odontológicos, e de quaisquer atividades

paramédicas, laboratórios de análises e de pesquisas clínicas, bancos de

sangue, de leite humano, de olhos, e estabelecimentos de atividades afins,

institutos de esteticismo, ginástica, fisioterapia e de recuperação,

balneários, estâncias hidrominerais, termais, climatéricas, de repouso, e de

gêneres, gabinetes ou serviços que utilizem aparelhos e equipamentos geradores

de raio-X, substâncias radioativas ou radiações ionizantes e outras,

estabelecimentos, laboratórios, oficinas e serviços de ótica, de aparelhos ou

materiais óticos, de prótese dentária, de aparelhos ou materiais para uso

odontológico, ou explorar atividades comerciais, industriais, ou filantrópicas,

com a participação de agentes que exerçam profissões ou ocupações técnicas e

auxiliares relacionadas com a saúde, sem licença do órgão sanitário competente

ou contrariando o disposto nas demais normas legais e regulamentares

pertinentes:

pena - advertência, interdição, cancelamento da licença, e/ou multa;

IV - extrair, produzir, fabricar, transformar, preparar, manipular, purificar,

fracionar, embalar ou reembalar, importar, exportar, armazenar, expedir,

transportar, comprar, vender, ceder ou usar alimentos, produtos alimentícios,

medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, produtos dietéticos, de higiene,

cosméticos, correlatos, embalagens, saneantes, utensílios e aparelhos que

interessem à saúde pública ou individual, sem registro, licença, ou

autorizações do órgão sanitário competente ou contrariando o disposto na

legislação sanitária pertinente:

pena - advertência, apreensão e inutilização, interdição, cancelamento do

registro, e/ou multa;

(Ver Resolução ANVISA nº 2606 de 11/08/2006)

(Ver Resolução ANVISA nº 30 de 15/02/2006)

V - fazer propaganda de produtos sob vigilância sanitária, alimentos e outros,

contrariando a legislação sanitária:

pena - advertência, proibição de propaganda, suspensão de venda e/ou multa;

VI - deixar, aquele que tiver o dever legal de fazê-lo, de notificar doença ou

zoonose transmissível ao homem, de acordo com o que disponham as normas legais

ou regulamentares vigentes:

pena - advertência, e/ou multa;

VII - impedir ou dificultar a aplicação de medidas sanitárias relativas às

doenças transmissíveis e ao sacrifício de animais domésticos considerados

perigosos pelas autoridades sanitárias:

pena - advertência, e/ou multa;

VIII - reter atestado de vacinação obrigatória, deixar de executar, dificultar

ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem à prevenção das doenças

transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção da saúde:

pena - advertência, interdição, cancelamento de licença ou autorização, e/ou

multa;

IX - opor-se à exigência de provas imunológicas ou à sua execução pelas

autoridades sanitárias:

pena - advertência, e/ou multa;

X - obstar ou dificultar a ação fiscalizadora das autoridades sanitárias

competentes no exercício de suas funções:

pena - advertência, interdição, cancelamento de licença e autorização, e/ou

multa;

XI - aviar receita em desacordo com prescrições médicas ou determinação

expressa de lei e normas regulamentares:

pena - advertência, interdição, cancelamento de licença, e/ou multa;

XII - fornecer, vender ou praticar atos de comércio em relação a medicamentos,

drogas e correlatos cuja venda e uso dependam de prescrição médica, sem

observância dessa exigência e contrariando as normas legais e regulamentares:

pena - advertência, interdição, cancelamento da licença, e/ou multa;

XIII - retirar ou aplicar sangue, proceder a operações de plasmaferese, ou

desenvolver outras atividades hemoterápicas, contrariando normas legais e

regulamentares:

pena - advertência, interdição, cancelamento da licença e registro, e/ou multa;

XIV - exportar sangue e seus derivados, placentas, órgãos, glândulas ou

hormônios, bem como quaisquer substâncias ou partes do corgo humano, ou utilizá-

los contrariando as disposições legais e regulamentares:

pena - advertência, interdição, cancelamento de licença e registro, e/ou multa.

XV - rotular alimentos e produtos alimentícios ou bebidas bem como

medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, produtos dietéticos, de higiene,

cosméticos, perfumes, correlatos, saneantes, de correção estética e quaisquer

outros contrariando as normas legais e regulamentares:

pena - advertência, inutilização, interdição, e/ou multa;

XVI - alterar o processo de fabricação dos produtos sujeitos a controle

sanitário, modificar os seus componentes básicos, nome, e demais elementos

objeto do registro, sem a necessária autorização do órgão sanitário competente:

pena - advertência, interdição, cancelamento do registro da licença e

autorização, e/ou multa;

XVII - reaproveitar vasilhames de saneantes, seus congêneres e de outros

produtos capazes de serem nocivos à saúde, no envasilhamento de alimentos,

bebidas, refrigerantes, produtos dietéticos, medicamentos, drogas, produtos de

higiene, cosméticos e perfumes:

pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do

registro, e/ou multa;

XVIII - expor à venda ou entregar ao consumo produtos de interesse à saúde cujo

prazo de validade tenha expirado, ou apor-lhes novas datas, após expirado o

prazo:

pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do

registro, da licença e da autorização, e/ou multa.

XIX - industrializar produtos de interesse sanitário sem a assistência de

responsável técnico, legalmente habilitado:

pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do

registro, e/ou multa;

XX - utilizar, na preparação de hormônios, órgãos de animais doentes, estafados

ou emagrecidos ou que apresentem sinais de decomposição no momento de serem

manipulados:

pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do

registro, da autorização e da licença, e/ou multa;

XXI - comercializar produtos biológicos, imunoterápicos e outros que exijam

cuidados especiais de conservação, preparação, expedição, ou transporte, sem

observância das condições necessárias à sua preservação:

pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do

registro, e/ou multa;

XXII - aplicação, por empresas particulares, de raticidas cuja ação se produza

por gás ou vapor, em galerias, bueiros, porões, sótãos ou locais de possível

comunicação com residências ou freqüentados por pessoas e animais:

pena - advertência, interdição, cancelamento de licença e de autorização, e/ou

multa;

XXIII - descumprimento de normas legais e regulamentares, medidas, formalidades

e outras exigências sanitárias pelas empresas de transportes, seus agentes e

consignatários, comandantes ou responsáveis diretos por embarcações, aeronaves,

ferrovias, veículos terrestres, nacionais e estrangeiros:

pena - advertência, interdição, e/ou multa;

XXIV - inobservância das exigências sanitárias relativas a imóveis, pelos seus

proprietários, ou por quem detenha legalmente a sua posse:

pena - advertência, interdição, e/ou multa;

XXV - exercer profissões e ocupações relacionadas com a saúde sem a necessária

habilitação legal:

pena - interdição e/ou multa;

XXVI - cometer o exercício de encargos relacionados com a promoção, proteção e

recuperação da saúde a pessoas sem a necessária habilitação legal:

pena - interdição, e/ou multa;

XXVII - proceder à cremação de cadáveres, ou utilizá-los, contrariando as

normas sanitárias pertinentes:

pena - advertência, interdição, e/ou multa;

XXVIII - fraudar, falsificar ou adulterar alimentos, inclusive bebidas,

medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, correlatos, comésticos, produtos

de higiene, dietéticos, saneantes e quaisquer outros que interessem à saúde

pública:

pena - advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição do produto;

suspensão de venda e/ou fabricação do produto, cancelamento do registro do produto, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de

autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de

licenciamento do estabelecimento;

XXIX - transgredir outras normas legais e regulamentares destinadas à proteção

da saúde:

pena - advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição do produto;

suspenção de venda e/ou de fabricação do produto, cancelamento do registro do

produto; interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de

autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de

licenciamento do estabelecimento, proibição de propaganda;

XXX - expor, ou entregar ao consumo humano, sal, refinado ou moído, que não

contenha iodo na proporção de dez miligramas de iodo metalóide por quilograma

de produto:

pena - advertência, apreensão e/ou interdição do produto, suspensão de venda

e/ou fabricação do produto, cancelamento do registro do produto, interdição

parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para

funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do

estabelecimento;

XXXI - descumprir atos emanados das autoridades sanitárias competentes visando

à aplicação da legislação pertinente:

pena - advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição do produto,

suspensão de venda e/ou de fabricação do produto, cancelamento do registro do

produto, interdição parcial ou total do estabelecimento; cancelamento do alvará

de licenciamento da empresa, proibição de propaganda.

Parágrafo único - Independem de licença para funcionamento os estabelecimentos

integrantes da Administração Pública ou por ela instituídos, ficando sujeitos,

porém, às exigências pertinentes às instalações, aos equipamentos e à

aparelhagem adequadas e à assistência e responsabilidade técnicas.

(Ver Resolução ANVISA nº 23 de 2011) | (Ver Resolução ANVISA nº 67 de 2008)

Art 11 - A inobservância ou a desobediência às normas sanitárias para o

ingresso e a fixação de estrangeiro no País, implicará em impedimento do

desembarque ou permanência do alienígena no território nacional, pela autoridade sanitária competente.

TÍTULO II

DO PROCESSO

Art 12 - As infrações sanitárias serão apuradas no processo administrativo próprio, iniciado com a lavratura de auto de infração, observados o rito e prazos estabelecidos nesta Lei.

Art 13 - O auto de infração será lavrado na sede da repartição competente ou no local em que for verificada a infração, pela autoridade sanitária que a houver constatado, devendo conter:

I - nome do infrator, seu domicílio e residência, bem como os demais elementos necessários à sua qualificação e identificação civil;

II - local, data e hora da lavratura onde a infração foi verificada;

III - descrição da infração e menção do dispositivo legal ou regulamentar transgredido;

IV - penalidade a que está sujeito o infrator e o respectivo preceito legal que autoriza a sua imposição;

V - ciência, pelo autuado, de que responderá pelo fato em processo administrativo;

VI - assinatura do autuado ou, na sua ausência ou recusa, de duas testemunhas, e do autuante;

VII - prazo para interposição de recurso, quando cabível.

Parágrafo único - Havendo recusa do infrator em assinar o auto, será feita, neste, a menção do fato.

Art 14 - As penalidades previstas nesta Lei serão aplicadas pelas autoridades sanitárias competentes do Ministério da Saúde, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, conforme as atribuições que lhes sejam conferidas pelas legislações respectivas ou por delegação de competência através de convênios.

Art 15 - A autoridade que determinar a lavratura de auto de infração ordenará, por despacho em processo, que o autuante proceda à prévia verificação da matéria de fato.

Art 16 - Os servidores ficam responsáveis pelas declarações que fizerem nos autos de infração, sendo passíveis de punição, por falta grave, em casos de

falsidade ou omissão dolosa.

Art 17 - O infrator será notificado para ciência do auto de infração:

(Ver Resolução ANVISA nº 71 de 2008)

I - pessoalmente;

II - pelo correio ou via postal;

III - por edital, se estiver em lugar incerto ou não sabido.

§ 1º - Se o infrator for notificado pessoalmente e recusar-se a exarar ciência, deverá essa circunstância ser mencionada expressamente pela autoridade que afetou a notificação.

§ 2º - O edital referido no inciso III deste artigo será publicado uma única vez, na imprensa oficial, considerando-se efetivada a notificação cinco dias após a publicação.

Art 18 - Quando, apesar da lavratura do auto de infração, subsistir, ainda, para o infrator, obrigação a cumprir, será expedido edital fixado o prazo de trinta dias para o seu cumprimento, observado o disposto no § 2º do art. 17.

(Ver Portaria ANVISA nº 354 de 11/08/2006)

Parágrafo único - O prazo para o cumprimento da obrigação subsistente poderá ser reduzido ou aumentado, em casos excepcionais, por motivos de interesse público, mediante despacho fundamentado.

Art 19 - A desobediência à determinação contida no edital a que se alude no art. 18 desta Lei, além de sua execução forçada acarretará a imposição de multa diária, arbitrada de acordo com os valores correspondentes à classificação da infração, até o exato cumprimento da obrigação, sem prejuízo de outras penalidades previstas na legislação vigente.

Art 20 - O desrespeito ou desacato ao servidor competente, em razão de suas atribuições legais, bem como embargo oposto a qualquer ato de fiscalização de leis ou atos regulamentares em matéria de saúde, sujeitarão o infrator à penalidade de multa.

Art 21 - As multas impostas em auto de infração poderão sofrer redução de vinte por cento caso o infrator efetue o pagamento no prazo de vinte dias, contados da data em que for notificado, implicando na desistência tácita de defesa ou recurso.

Art 22 - O infrator poderá oferecer defesa ou impugnação do auto de infração no prazo de quinze dias contados de sua notificação.

§ 1º - Antes do julgamento da defesa ou da impugnação a que se refere este artigo deverá a autoridade julgadora ouvir o servidor autuante, que terá o prazo de dez dias para se pronunciar a respeito.

§ 2º - Apresentada ou não a defesa ou impugnação, o auto de infração será julgado pelo dirigente do órgão de vigilância sanitária competente.

Art 23 - A apuração do ilícito, em se tratando de produto ou substância referidos no art. 10, inciso IV, far-se-á mediante a apreensão de amostras para a realização de análise fiscal e de interdição, se for o caso.

§ 1º - A apreensão de amostras para efeito de análise, fiscal ou de controle, não será acompanhada da interdição do produto.

§ 2º - Excetuam-se do disposto no parágrafo anterior os casos em que sejam flagrantes os indícios de alteração ou adulteração do produto, hipótese em que a interdição terá caráter preventivo ou de medida cautelar.

§ 3º - A interdição do produto será obrigatório quando resultarem provadas, em análise laboratoriais ou no exame de processos, ações fraudulentas que impliquem em falsificação ou adulteração.

§ 4º - A interdição do produto e do estabelecimento, como medida cautelar, durará o tempo necessário à realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas, não podendo, em qualquer caso, exceder o prazo de noventa dias, findo qual o produto ou estabelecimento será automaticamente liberado.

Art 24 - Na hipótese de interdição do produto, previsto no § 2º do art. 23, a autoridade sanitária lavrará o termo respectivo, cuja primeira via será entregue, juntamente com o auto de infração, ao infrator ou ao seu representante legal, obedecidos os mesmos requisitos daquele, quanto à aposição do ciente.

Art 25 - Se a interação for imposta como resultado de laudo laboratorial, a autoridade sanitária competente fará constar do processo o despacho respectivo e lavrará o termo de interdição, inclusive, do estabelecimento, quando for o caso.

Art 26 - O termo de apreensão e de interdição especificará a natureza, quantidade, nome e/ou marca, tipo, procedência, nome e endereço da empresa e do detentor do produto.

Art 27 - A apreensão do produto ou substância constituirá na colheita de amostra representativa do estoque existente, a qual, divide em três partes, será tornada inviolável, para que se assegurem as características de conservação e autenticidade, sendo uma delas entregue ao detentor ou responsável, a fim de servir como contraprova, e a duas imediatamente encaminhadas ao laboratório oficial, para realização das análises indispensáveis.

§ 1º - se a sua quantidade ou natureza não permitir a colheita de amostras, o produto ou substâncias será encaminhado ao laboratório oficial, para realização da análise fiscal, na presença do seu detentor ou do representante legal da empresa e do perito pela mesma indicado.

§ 2º - Na hipótese prevista no § 1º deste artigo, se ausentes as pessoas mencionadas, serão convocadas duas testemunhas para presenciar a análise.

§ 3º - Será lavrado laudo minucioso e conclusivo da análise fiscal, o qual será arquivado no laboratório oficial, extraídas cópias, uma para integrar o processo e as demais para serem entregues ao detentor ou responsável pelo produto ou substância e à empresa fabricante.

§ 4º - O infrator, discordando do resultado condenatório da análise, poderá, em separado ou juntamente com o pedido de revisão da decisão recorrida, requerer perícia de contraprova, apresentando a amostra em seu poder e indicando seu próprio perito.

§ 5º - Da perícia de contraprova será lavrada ata circunstanciada, datada e assinada por todos os participantes, cuja primeira via integrará o processo, e conterá todos os quesitos formulados pelos peritos.

§ 6º - A perícia de contraprova não será efetuada se houver indícios de violação da amostra em poder do infrator e, nessa hipótese, prevalecerá como definitivo o laudo condenatório.

§ 7º - Aplicar-se-á na perícia de contraprova o mesmo método de análise empregado na análise fiscal condenatória, salvo se houver concordância dos peritos quanto à adoção de outro.

§ 8º - A discordância entre os resultados da análise fiscal condenatória e da perícia de contraprova ensejará recurso à autoridade superior no prazo de dez dias, o qual determinará novo exame pericial, a ser realizado na segunda amostra em poder do laboratório oficial.

Art 28 - Não sendo comprovada, através da análise fiscal, ou da perícia de contraprova, a infração objeto da apuração, e sendo considerado o produto próprio para o consumo, a autoridade competente lavrará despacho liberando-o e determinando o arquivamento do processo.

Art 29 - Nas transgressões que independam de análises ou perícias, inclusive por desacato à autoridade sanitária, o processo obedecerá a rito sumaríssimo e será considerado concluso caso infrator não apresente recurso no prazo de quinze dias.

Art 30 - Das decisões condenatórias poderá o infrator recorrer, dentro de igual prazo ao fixado para a defesa, inclusive quando se tratar de multa.

Parágrafo único - Mantida a decisão condenatória, caberá recurso para a autoridade superior, dentro da esfera governamental sob cuja jurisdição se haja instaurado o processo, no prazo de vinte dias de sua ciência ou publicação.

Art 31 - Não caberá recurso na hipótese de condenação definitiva do produto em razão de laudo laboratorial confirmado em perícia de contraprova, ou nos casos de fraude, falsificação ou adulteração.

Art 32 - Os recursos interpostos das decisões não definitivas somente terão efeito suspensivo relativamente ao pagamento da penalidade pecuniária, não impedindo a imediata exigibilidade do cumprimento da obrigação subsistente na forma do disposto no art. 18.

Parágrafo único - O recurso previsto no § 8º do art. 27 será decidido no prazo de dez dias.

Art 33 - Quando aplicada a pena de multa, o infrator será notificado para efetuar o pagamento no prazo de trinta dias, contados da data da notificação, recolhendo-a à conta do Fundo Nacional de Saúde, ou às repartições fazendárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, conforme a jurisdição administrativa em que ocorra o processo.

§ 1º - A notificação será feita mediante registro postal, ou por meio de edital publicado na imprensa oficial, se não localizado o infrator.

§ 2º - O não recolhimento da multa, dentro do prazo fixado neste artigo, implicará na sua inscrição para cobrança judicial, na forma da legislação pertinente.

Art 34 - Decorrido o prazo mencionado no parágrafo único do art. 30, sem que seja recorrida a decisão condenatória, ou requerida a perícia de contraprova, o laudo de análise condenatório será considerado definitivo e o processo, desde que não instaurado pelo órgão de vigilância sanitária federal, ser-lhe-á transmitido para ser declarado o cancelamento do registro e determinada a apreensão e inutilização do produto, em todo o território nacional, independentemente de outras penalidades cabíveis, quando for o caso.

Art 35 - A inutilização dos produtos e o cancelamento do registro, da autorização para o funcionamento da empresa e da licença dos estabelecimentos somente ocorrerão após a publicação, na imprensa oficial, de decisão irrecorrível.

Art 36 - No caso de condenação definitiva do produto cuja alteração, adulteração ou falsificação não impliquem em torná-lo impróprio para o uso ou consumo, poderá a autoridade sanitária, ao proferir a decisão, destinar a sua distribuição a estabelecimentos assistenciais, de preferência oficiais, quando esse aproveitamento for viável em programas de saúde.

Art 37 - Ultimada a instrução do processo, uma vez esgotados os prazos para recurso sem apresentação de defesa, ou apreciados os recursos, a autoridade sanitária proferirá a decisão final dando o processo por concluso, após a publicação desta última na imprensa oficial e da adoção das medidas impostas.

Art 38 - As infrações às disposições legais e regulamentares de ordem sanitária prescrevem em cinco anos.

§ 1º - A prescrição interrompe-se pela notificação, ou outro ato da autoridade competente, que objetive a sua apuração e conseqüente imposição de pena.

§ 2º - Não corre o prazo prescricional enquanto houver processo administrativo pendente de decisão.

Art 39 - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art 40 - Ficam revogados o Decreto-lei nº 785, de 25 de agosto de 1969, e demais disposições em contrário.

Brasília, em 20 de agosto de 1977; 156º da Independência e 89º da República.

ERNESTO GEISEL

Paulo de Almeida Machado

Home | Quem Somos | Fale Conosco | ©2009 Diário das Leis