Área do Cliente

Problemas estruturais ocultos ocasionaram prejuízos na locação. Quem é o responsável?

BDI - Boletim do Direito Imobiliário

BDI

BDI nº 24 - ano: 2023 - (Perguntas & Respostas)

Há quase quinze anos alugamos um imóvel para a instalação de uma franquia de comércio de alimentos, na ocasião, o locatário exigiu a troca de todo o telhado e madeiramento e assim, o locador fez. Dois anos depois o locatário transferiu o contrato a outra pessoa que esta até hoje no mesmo ponto, quase 13 anos.
No dia 22/10, sem nenhum sinal aparente nas paredes ou forro, a caixa d'água caiu quase no meio de salão, danificando móveis, produtos e o próprio prédio, não houve feridos.
A imobiliária tentou encontrar profissionais (pedreiro, etc) o mais rápido possível para reparar todo o estrago, porém, o corretor de seguros da locatária orientou que nada fosse feito até a vistoria da seguradora. A imobiliária cedeu gratuitamente salão próximo que estava vazio por alguns dias.
Em 10 dias os reparos estruturais foram feitos (telhado, madeiramento, partes hidráulicas com troca da caixa d'água e revisão elétrica) e todo o custo, de aproximadamente R$ 10 mil foi pago pelo proprietário.
Agora, passados mais de 30 dias os locatários informaram que o seguro que eles têm não cobriu os demais custos, tais como produtos estragados, mobiliário danificado, forração (gess.............

VEJA O CONTEÚDO NA INTEGRA