Área do Cliente

Mais que morar perto

Diário das Leis - Noticias

"Minha Área" publicou a matéria abaixo que foi reproduzida pela AABIC: 

Respeito, educação e pequenas gentilezas são características essenciais de um bom vizinho. Você se enquadra nelas?


A noção de etiqueta para a boa convivência entre vizinhos baseia-se em pequenos gestos de gentileza, atenção e respeito para com o outro, tudo para tornar mais fácil e agradável a vida de todos que vivem ou trabalham em um condomínio. Você tem feito sua parte?
 
Um dos primeiros pontos é obedecer aos horários de silêncio estabelecidos pela convenção e regulamento interno do condomínio.
Música alta, máquina de lavar, furadeira e mudança de móveis de lugar só devem ocorrer entre 10h e 22h. E quando houver comemorações no apartamento, você não precisa necessariamente convidar o vizinho, mas é melhor ficar atento ao horário em que a festa vai terminar.
 
Para Omar Anauate, diretor de Condomínios da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), além do barulho, um dos problemas mais graves na relação entre vizinhos é quando existem vazamentos em um apartamento e o proprietário não percebe ou não se importa com o que está acontecendo.
 
Animais de estimação
 
”Não há como classificar esse tipo de pessoa que não conhece o que é civilidade. Nesse caso, o síndico ou administrador podem auxiliar no contato e até mesmo chegar a vias judiciais e entrar com uma ação para que o conserto aconteça”, explica Anauate.
 
Animais de estimação também podem fazer barulho e ser a causa de conflitos entre vizinhos. Se você é o dono procure adestrá-los e, se forem os do vizinho, antes de qualquer atitude busque uma conversa, já que muitas vezes o proprietário do animal passa o dia inteiro fora do apartamento e não sabe dos transtornos que o seu pet está causando.
 
Elaine Hipólito é jornalista, escritora e editora do site Divina Proporção. Ela se considera uma boa vizinha, já que faz parte do conselho do condomínio, já “comprou briga” para auxiliar os moradores e também já cuidou de alguns.
 
“Meus vizinhos são muito jovens e já aconteceu de uma noite eles chegarem muito tarde e meio embriagados, tanto que a menina não conseguia achar a campainha. Decidi ajudá-los a abrir a porta e os levei para dentro do apartamento.”
 
Regras básicas de convivência
 
- Evite discussões ou brigas em volume muito alto, já que os vizinhos não precisam saber detalhes da sua vida íntima. No caso da discussão ocorrer no apartamento vizinho ao seu, ligue para a portaria e peça que o síndico ou zelador converse com os moradores
 
- Mulheres: evitem andar de salto alto dentro do apartamento porque isso incomoda demais o vizinho que mora embaixo
 
- Respeite o espaço da sua vaga de garagem. Nunca coloque o carro mal estacionado, de forma a impedir a entrada do seu vizinho de vaga
 
- Não segure o elevador mais do que o tempo necessário para entrada ou saída
FONTE: AABIC - 22/04/2014