Área do Cliente

Proteção na medida certa

Diário das Leis - Noticias

Grades podem ser permitidas no condomínio, desde que não alterem a fachada ou se limitem às áreas internas da unidade.

Cuidado extra nunca é demais, especialmente quando há crianças, idosos ou animais no ambiente. Muitas vezes, sacadas ou janelas sem proteção oferecem riscos enormes que podem ser evitados com a instalação de grades de segurança. A questão é que nem todo mundo sabe que a instalação de grades em locais como estes requer autorização do condomínio e acompanhamento especializado.

A arquiteta Carolina Gimael explica que as grades muitas vezes são utilizadas pelos moradores no lugar do vidro, especialmente em varandas, em razão do menor custo. “Esteticamente não são a melhor opção, mas podem ser bastante úteis para preservar a segurança”, explica. Nem todos os condomínios, porém, permitem a instalação.

De acordo com o administrador de condomínios Fábio Kurbhi, a permissão para as grades de proteção varia de acordo com cada lugar. “O uso visível às áreas externas da unidade depende do regulamento interno de cada condomínio, mas se não danificar a fachada do prédio ou estiver visível apenas para a área interior, não há o que o impeça”, explica.

Alternativas variadas – Se o condomínio aceitar a instalação das grades, o próximo passo é conferir as opções disponíveis no mercado. Há alternativas para todos os gostos. “Existem diversos tipos de materiais para fabricação de grades de proteção, como tubos, telas de aço, chapas perfuradas, grades tubulares”, conta Manoel Carlos, da MC Blindagens e Fechaduras de Segurança.

Carlos explica que a escolha de cada material depende da finalidade e do local onde será feita a instalação. “Em janelas e varandas de apartamentos o material mais usado é o tubo largo, que se assemelha a um alumínio. O tamanho da grade varia de acordo com o pedido do cliente. Quando feita neste material também é possível personalizar a cor”, diz.

Existem também alguns materiais que, apesar de oferecerem alta segurança, pecam na estética. “O material mais seguro que existe para a fabricação de grades de proteção é o ferro redondo maciço de cinco oitavos, porém ele é mais usado em empresas por aguentar qualquer arrombamento. Para uso em residências ou prédios não fica bonito” finaliza Carlos.

Segurança na instalação – Além de sacadas e janelas, vale lembrar que as grades de proteção podem ser utilizadas nas camas – para que a criança não caia durante o sono, por exemplo –, em escadas e até em áreas de serviço. É importante levar em conta, no entanto, que se não forem bem colocadas, as grades podem gerar mais riscos além dos que buscam minimizar.

“Devem ser instaladas por pessoal especializado e precisam ter certificação, pois é necessário haver um tamanho certo entre os vãos. Também é preciso que as grades aguentem pressões no caso de uma criança ficar empurrando, por exemplo”, explica a arquiteta Carolina Gimael.

Antes de instalar, procure:

  • Checar com o síndico do seu prédio se o regulamento interno permite a instalação e em quais lugares
  • Verificar se a grade é a melhor opção, e não telas ou vidros
  • Conferir no mercado as diversas opções de materiais e ver com um especialista qual o mais indicado para a finalidade que você busca
  • Comprar apenas de empresas especializadas e estar seguro de que a instalação será feita por quem sabe

(ICondominial)

FONTE: Viva o Condomínio - 14/04/2014